Entenda a Regra dos Terços

Aprenda a olhar a Regra dos terços para suas fotos.

Quando você pensa em um bom registro fotográfico, seja pelo celular ou profissionalmente, ou até como hobby, quais os pontos que vêm à sua cabeça? Certamente, o bom enquadramento, das cores, das linhas, do tema escolhido e do que está de fundo. Todos esses elementos formam a composição fotográfica que nada mais é do que o arranjo equilibrado de tudo que será fotografado e dar a atenção necessária e o destaque aos seus pontos de interesse. E assim o que o faz chamar a atenção. E quando você consegue aliar todos eles, sua fotografia se destacará, está aí o sucesso.

Escolha o objeto principal 

Esse princípio é fundamental para que você dê a atenção devido ao que quer registrar/ fotografar; ele precisa estar claramente demarcado. Enquadre para que ele ganhe o maior interesse de quem vê a fotografia. Para isso, o ideal é que você exclua pontos quentes, use contrastes e utilize linhas e curvas que guiem o olhar do observador para o ponto principal. Afinal, composição fotográfica tem muitos pontos a serem abordados (linhas, cores, etc), mas hoje, vamos falar sobre a Regra dos Terços.

Regras dos terços

Essa regra serve para todos os tipos de fotos e é uma das mais citadas quando falamos de composição fotográfica. Para isso, você deve dividir o quadro como um jogo da velha e colocar o objeto fotografado em qualquer um dos quatro pontos que a linha cruza, mantendo o objeto fora do centro, já que se ele ficar centralizado, tende a ter uma característica mais estática e menos interessante.

Existem diversas outras regras de composição que em breve podemos resumir e ajudar a entender para praticar:

– Linhas Guia;
– Molduras;
– Alinhada no Centro;
– Balanço de elementos;
– Frame Preenchido;
– Minimalismo;
– Proporção Áurea; 

Dicas Importantes:

– Você sabia que dá para treinar este tipo de foto e tantas outras só com o olhar? Teste e nos conte o resultado!

– No celular habilite a opção linhas de referência, pois podem sempre te ajudar e auxiliar o olhar, a regra dos terços, e muitas outras no seu registro fotográfico.

Valeu e até a próxima.!!!

Curtiu esse artigo? compartilhe

Deixe seu comentário