A marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto/serviço
A marca é o DNA de uma empresa, por isso, ela precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência de quem escolhe o seu empreendimento.
A marca é muito mais que uma logomarca ou logotipo, apesar de ele ser de extrema importância para o reconhecimento da empresa. Ela é o seu DNA, ou seja, um conjunto de características (incluindo valores, posicionamento, nome, logotipo, cores, etc.) que diferenciam uma empresa.
Nesse ponto, vemos a importância, para qualquer negócio, de ter uma marca bem feita, e ela é o primeiro contato que o cliente tem com a sua empresa. É o que conecta o consumidor ao serviço ou produto.
O processo de criação obviamente não é algo simples e é por isso que existem estudos em todo o mundo a respeito da construção de uma marca. Existem vários requisitos que ela precisa atender para estar alinhada ao negócio.
Processo de criação, envolve a teoria das cores, a criatividade, o brainstorm (chuva de ideias) e muito mais. Não se faz uma marca forte do dia para a noite. Leva tempo, criação e tudo mais. Design é isso!!!
Por que um logo é importante
Todos os fatores envolvidos na criação de um negócio envolve criar um logotipo e pode não parecer uma prioridade. Mas deveria ser!
“Meu sobrinho sabe fazer! Só escrever um nome!”, uma pequena voz está sussurrando em seus ouvidos.
Não dê ouvidos a essa voz; ela está erradíssima. O seu logotipo é parte integrante de tornar a sua marca um sucesso ─ no mesmo nível de ter produtos de alta qualidade e recomendações positivas. Ele tem que ser profissional.
Alguns itens importantes sobre ter uma marca
– Chama a atenção
Um logotipo pode atrair rapidamente a atenção dos espectadores e comunicar os valores centrais de uma empresa de maneira interessante.
– Primeira impressão
Um logotipo é a primeira apresentação de uma empresa aos consumidores. Se bem concebido, pode despertar o interesse do público e convidá-los a buscar mais informações
– Base da identidade
O design do logotipo é apenas uma parte da marca de uma empresa, ele serve como base para toda a narrativa sobre a qual a marca é construída.
Suas cores, tons e fontes serão determinados pela história que você está tentando contar, e o seu logotipo define o cenário para essa narrativa.
Estes elementos serão, posteriormente, transferidos do seu logotipo para todos os seus materiais de promoção da marca ─ papel timbrado, cartões de visita, páginas iniciais, etc. ─, criando uma identidade de marca concreta e comercializável.
– Visual = Memorável
O seu logotipo conduz o seu público à sua empresa.
Os logotipos são um ponto de identificação, um símbolo que os clientes usam para reconhecer a sua marca. O ideal é que as pessoas conectem instantaneamente a visão do seu logotipo com a memória do que a sua empresa faz ─ e, mais importante ainda, como isso as fazem se sentir.
– Separa da concorrência
Um logótipo de empresa bem projetado pode comunicar tudo, desde o histórico da empresa (profissional, descontraído, divertido) até à sua missão (entretenimento, eficiência e inovação), através do ícone certo ou da fonte adequada.
Em outras palavras, o seu logotipo é o fórum para transmitir os seus valores e mostrar aos consumidores por que você é melhor que os seus concorrentes.
– Nutre a fidelidade
À medida que a sua marca cresce, o seu logotipo se tornará mais familiar para seus consumidores, e essa familiaridade cria a percepção de que você é de confiança e acessível.
Depois que gostarem de você, os seus clientes vão procurá-lo continuamente ─ e o seu logotipo é o que eles irão procurar primeiro.
– O seu público está à espera dele
O seu logotipo é a primeira coisa que o seu público irá buscar quando virem qualquer comunicação da sua marca. Devendo estar na frente e no centro de todos os seus materiais de marketing, como cartões de visita, panfletos, anúncios, etc.
A força de sua marca, trabalhando junto com o Marketing.
Áté a próxima, fique ligado e acompanhe já já mais artigos de DesignerGráfico.
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